Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/09/2003 - 08h41

Ataques de vírus se sofisticam; saiba como o Blaster age

Publicidade

BRUNO GARATTONI
da Folha de S.Paulo

Durante as últimas semanas, a propagação de vírus que infectam PCs com o sistema operacional Windows atingiu grandes dimensões: segundo a empresa de segurança mi2g, as pragas que circularam pela internet em agosto, como os vírus SoBig e Blaster, causaram prejuízos de US$ 7,5 bilhões.

Elas chegaram a interferir com serviços públicos essenciais, como a circulação de trens, reservas de passagens aéreas e até o gerenciamento de uma usina nuclear.

Como se baseiam em estimativas (www.mi2g.com/cgi/mi2g/press/faq.pdf), os prejuízos financeiros devem ser encarados com ceticismo, mas o cotidiano dos internautas confirma a extensão do problema: mesmo quem não teve o seu PC contaminado pelos vírus mais modernos já ouviu alguma história de infecção.

Até recentemente, não abrir arquivos anexados a e-mails era suficiente para evitar boa parte dos vírus. Mas as pragas modernas, que se disseminam automaticamente, complicaram a situação.

Entenda como o Blaster funciona

Editoria de Arte/Folha Imagem


Proteger o seu PC é mais importante do que nunca. Depois de conferir os estragos dos piores vírus, saiba o que fazer contra eles.

Leia mais
  • EUA apertam cerco contra autores de vírus
  • Deixar de atualizar PC gera falhas
  • Veja como evitar a contaminação do micro
  • Confira dicas para defender seu PC de vírus
  • Antivírus pago faz atualização
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página