Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/09/2003 - 17h16

71% dos meninos adolescentes nos EUA jogam games violentos

Publicidade

da Folha Online

Um estudo realizado com adolescentes norte-americanos revelou que 71% dos meninos entre 13 e 17 anos de idade já jogaram o violento --e popular-- game Grand Theft Auto. A pesquisa ainda apontou que esses garotos se envolveram em mais brigas do que aqueles que nunca tiveram contato com o jogo.

A pesquisa descobriu que 34% dos meninos que admitiram envolvimento em brigas físicas no último ano jogaram GTA, contra 17% dos brigões que não tiveram experiências com o game.

Embora o estudo tenha revelado que duas vezes mais adolescentes familiarizados com o GTA participaram de brigas no último ano, seus autores alertam que não há provas da relação entre a violência virtual e o comportamento da vida real.

Segundo a Gallup, 34% das meninas adolescentes entrevistadas jogam o game.

Grand Theft Auto 3 foi o game mais vendido em 2001, e sua expansão Grand Theft Auto: Vice City liderou o ranking em 2002. Os jogos vêm sendo condenados por pais e legisladores, entre outras pessoas, por mostrar e induzir a violência --os jogadores agridem prostitutas, policiais e idosos.

Ambos os jogos, publicados pela Take-Two Interactive Software, são classificados com "jogos adultos" pela Entertainment Software Rating Board. Isso significa que ele não deve ser jogado por menores de 17 anos.

"Os dados não demonstram casualidade --os meninos que gostam de brigas podem simplesmente ser mais atraídos por jogos violentos", disseram os editores da Gallup. "Com exceção de terem se envolvido em brigas físicas no último ano, a diferença entre os que jogaram e aqueles que não jogaram é muito maior para o GTA do que em outros games estudados."

Com Reuters
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página