Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/11/2003 - 17h28

77% das empresas no Brasil tiveram sistema de TI atacado em 2003

Publicidade

da Folha Online

Nada menos que 77% das empresas brasileiras identificaram ataques ou invasões a suas redes de computadores em 2003. O número era de 43% em 2002, de acordo com a 9ª edição da Pesquisa Nacional de Segurança da Informação, realizada pela Módulo Security.

O estudo revelou que para 32% dos entrevistados os hackers são os principais responsáveis por ataques e invasões de sistemas corporativos, enquanto 26% das empresas são incapazes de identificar os responsáveis pelos ataques.

Segundo a Módulo, 35% das empresas reconhecem que tiveram perdas financeiras acarretadas pelas invasões. No entanto, 65% das companhias não conseguiram quantificar essas perdas. Embora ainda seja muito alto, o número era de 72% em 2002.

Ameaças

Os vírus continuam representando a maior preocupação para as empresas, citado por 66% dos profissionais. Além das pragas virtuais, funcionários insatisfeitos (53%), divulgação de senhas (51%), acessos indevidos (49%) e vazamento de informações (47%) foram apontados como principais ameaças à segurança das informações nas empresas.

As fraudes por e-mail também têm despertado a preocupação de 29% dos especialistas, segundo a pesquisa.

Quando perguntados sobre qual das ameaças listadas era a mais crítica aos negócios de sua empresa, 13,5% apontaram o vazamento de informações como a mais prejudicial. Em seguida, aparecem funcionários insatisfeitos (13%), fraudes, erros e acidentes (12%), vírus (9%) e acessos indevidos (8%).

Uso da internet

A forma de acesso remoto mais utilizado pelas empresas pesquisadas é a conexão via internet, sendo que 69% utilizam conexão criptografada e 30% o fazem com modem interno.

Além disso, a adoção de certificação digital apresentou um significativo aumento em relação a 2002: passou de 10% para 24%.

Identidade

A pesquisa foi realizada com cerca de 700 profissionais que atuam na área de segurança da informação das 500 maiores empresas do Brasil. Entre esses profissionais estão analistas (37%), gerentes (38%), security officers (18%) e diretores (7%) de empresas de vários segmentos.

Tem mais

Outro dado preocupante apontado pela pesquisa é que para 78% dos profissionais, as ameaças e ataques devem aumentar em 2004.

Leia mais
  • 60% das empresas no Brasil vão aumentar gastos em segurança de TI

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página