Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/11/2003 - 18h13

60% das empresas brasileiras vão aumentar gastos em segurança

Publicidade

da Folha Online

A 9ª edição da Pesquisa Nacional de Segurança da Informação, realizada pela Módulo Security, revelou que 60% das empresas no Brasil planejam aumentar os investimentos na segurança de seus sistemas de TI (tecnologia da informação). Um dos principais motivos para esse aumento é que 78% dos entrevistados acreditam que o número de ataques a suas redes deve aumentar.

De acordo com a Módulo, nada menos que 77% das empresas brasileiras identificaram ataques ou invasões a suas redes de computadores em 2003. O número era de 43% em 2002.

Dos 73% das empresas que possuem orçamento específico para a área de TI, 24,5% alocam menos de 1% em recursos de segurança, enquanto 7% destinam mais de 20% do orçamento total de tecnologia para a área de segurança da informação.

Entre as medidas de segurança mais adotadas pelas empresas estão os antivírus (76%), capacitação técnica (75%), sistemas de backup (72%) e a utilização de políticas de segurança (71%).

Segundo o estudo, a falta de consciência dos executivos (23%) continua sendo apontada como o principal obstáculo para a implementação da segurança da informação, embora tenha diminuído em 10% o índice de respostas em relação ao ano passado (33%).

Por outro lado, a expectativa em relação aos problemas com segurança continua alta. Apenas 4% responderam que devem diminuir.

Identidade

A pesquisa foi realizada com cerca de 700 profissionais que atuam na área de segurança da informação das 500 maiores empresas do Brasil. Entre esses profissionais estão analistas (37%), gerentes (38%), security officers (18%) e diretores (7%) de corporações de vários segmentos.

Leia mais
  • 77% das empresas no Brasil tiveram sistema de TI atacado em 2003
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página