Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/11/2003 - 08h37

Saiba como adaptar a internet ao uso pelo idoso

Publicidade

DAYANNE MIKEVIS
da Folha de S.Paulo

O primeiro desafio da pessoa com idade avançada que vai começar a usar o computador e a internet é vencer o medo de experimentar algo novo. Há também dificuldades acarretadas pela idade, que podem ser minimizadas. A perda de acuidade visual pode fazer com que as letras na tela dos sites pareçam-lhe pequenas.

Nesse caso, recomenda-se aumentar a letra da tela, isso que pode ser feito ao clicar no botão Exibir, na barra de ferramentas do navegador; em seguida, basta selecionar Tamanho do texto e escolher o desejado.

Outra dificuldade comum é a do manejo do mouse. Para treinar os movimentos aos quais os idosos não estão acostumados, podem-se fazer exercícios de desenho no Paint, mas é preciso tomar cuidado para que não sejam repetitivos.

A memória pode trair o idoso. Assim, aconselha-se anotar comandos mais usados ao lado do computador ou num caderno.

A distância entre as teclas é uma barreira para a pessoa com idade avançada, um apoio próximo ao teclado e paciência são as dicas.

Para aprender

José Carlos Ferrigno disse que, para a maioria dos idosos, o ensino pode começar em casa com alguém mais jovem. No entanto, para quem quer aprender fora de casa, o Sesc Vila Mariana (zona sul) oferece um curso específico semestral. O telefone da unidade é 0/xx/11/5080-3000.

De olho nesse público, a psicóloga Ângela Íris Di Froscia montou a escola de informática Site 1, que tem cerca de 90 alunos e fica próxima ao metrô para facilitar a locomoção de clientes. O telefone é 0/xx/11/3285-1848.

Outras opções são os infocentros, no Estado de São Paulo, ou os telecentros, na capital. Ambos são gratuitos.

No infocentro Nova Progresso (zona leste), o acesso é exclusivo maiores de 60 anos. Não há cursos e informações estão disponíveis no telefone 0/xx/11/6099-9641.

Nos telecentros há cursos, mas não unidades exclusivas. Algumas se destacam pelo trabalho com idosos, como as de Cruz de Malta (zona sul) e a Camp-Oeste (zona oeste). Informações no telefone 0/xx/11/5080-9507.

Leia mais
  • Cresce presença da terceira idade na rede
  • Passeio pelo mundo on-line espanta a solidão
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página