Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/12/2003 - 08h50

Internet ajuda a preparar a ceia natalina

Publicidade

JULIANO BARRETO
da Folha de S.Paulo

Sites especializados em temas natalinos possibilitam a troca de cartões e presentes, além de oferecerem informações sobre a história da festa e até receitas para a noite de Natal.

Várias instituições de assistência a crianças carentes e deficientes já lançaram suas lojas virtuais para vender cartões de Natal via web. Veja, por exemplo, as páginas da Apae-SP (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Paulo, www.apaesp.org.br), do Centro Infantil Boldrini (www.boldrini.org.br) e da AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente, lojavirtual.aacd.org.br).

Existem várias formas de pagamento, inclusive para quem não possui um cartão de crédito. As encomendas na AACD devem ser de pelo menos dez cartões natalinos ou no valor de R$ 30.

Para aqueles que preferem os cartões virtuais, também não faltam opções. Os portais Terra (www.terra.com.br/cartoes), UOL (cartoes.uol.com.br) e BOL (cartoes.bol.com.br/tema/Natal/index.html) criaram seções especiais com temas natalinos. No BOL, há desenhos dos cartunistas Laerte e Caco Galhardo, enquanto no UOL existem opções de cartões com textos personalizados e com música de fundo. Já no Terra você pode escolher entre animações, fotografias e ilustrações relacionadas ao feriado. Em todos os sites os serviços são gratuitos e não pedem cadastro. No entanto, para ver corretamente cartões animados e com som, é necessário ter o plug-in do Flash Player (www.macromedia.com/shockwave/download) .

O portal iG reservou um bom espaço para o Natal na sessão Panelinha (panelinha.ig.com.br/natal), com sugestões de receitas para a data. Entre os principais destaques para a ceia estão pratos com baixas calorias para substituir o peru de Natal e até uma combinação de quitutes vegetarianos para ficar no lugar do panetone e da rabanada.

Para os que preferem as receitas tradicionais, uma boa opção é a seção de Natal do site Cuisine (www.cuisine.com.br/arquivos.htm#Natal). Além de dicas para preparar o tradicional peru recheado, há receitas de bebidas, sobremesas e acompanhamentos para incrementar a mesa da ceia.

O site Presente de Natal (www.presentedenatal.com.br) traz várias seções sobre as tradições e as histórias do nascimento de Jesus, a árvore de Natal e o Papai Noel, mas o que mais chama atenção é a ferramenta que sugere presentes de acordo com o perfil de seus parentes.

Quem não abre mão da economia não pode deixar de visitar os sites com mecanismos para comparar preços, como o Buscapé (www.buscape.com.br). Além de ser totalmente em português, o sistema tem em seu banco de dados os preços de mais de 2,5 milhões de produtos para consultas gratuitas. O portal BoaDica (www.boadica.com.br/iniciopreço.asp) oferece um serviço semelhante, só que especializado em produtos relacionados à área de informática.

Já se você pretende comprar presentes importados neste Natal, os sistemas de busca Google (www.google.com), Yahoo (shopping.yahoo.com), PriceGrabber (www.pricegrabber.com) e Shopping.com (www.shopping.com) são ferramentas para conferir preços em dólares.

O PriceGrabber oferece comparações de preço para mais de 3.000 mercadorias diferentes, enquanto o Google adicionou links dos produtos mais procurados na loja virtual Amazon.com, uma das mais visitadas do mundo. Serviços semelhantes são encontrados nos portais BizRate (www.bizrate.com) e DogPile (www.dogpile.com).

Para a criançada, uma dica é o site Merry Christmas (em inglês, www.merry-christmas.com), que oferece desenhos para imprimir e colorir, um formulário para enviar mensagens para o Papai Noel e uma área com jogos que inclui quebra-cabeças.

Leia mais
  • Música digital já acompanha os usuários
  • Compra no exterior exige cuidado
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página