Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/04/2004 - 09h52

Google vai oferecer e-mail gratuito com 1 GB de espaço

Publicidade

da Folha Online

O Google, site de busca mais popular da internet, decidiu entrar de cabeça na competição contra os gigantes da internet Yahoo! e MSN --portal da Microsoft. Nesta quarta-feira, o mecanismo de pesquisas anunciou que vai oferecer um serviço de e-mail gratuito, assim como a concorrência.

Segundo a companhia, a principal vantagem de seu e-mail gratuito é o espaço da caixa de entrada, que deverá ser entre 250 e 500 vezes maior do que as contas de correio eletrônico do Yahoo! e da Microsoft.

Para poder lucrar com as caixas de entrada, o Gmail vai "ler" as mensagens enviadas pelo internauta e enviar anúncios de acordo com os assuntos discutidos nos e-mails. Por exemplo, quem enviar uma mensagem para um amigo sobre um show, pode receber do Google um link para uma empresa que vende entradas pela internet.

"Não acho que [os anúncios] vão incomodar as pessoas", disse Larry Page, co-fundador do site de pesquisas. "Achamos que esse é um modelo de negócios eficiente e que vai permitir que ofereçamos um serviço de alta qualidade." Além disso, diz Page, o conteúdo do Gmail será muito bem guardado e não vai interferir na privacidade dos usuários.

O Gmail --nome que o Google deu ao serviço-- vai ter 1 GB de espaço para armazenar mensagens, o equivalente a cerca de 500 mil e-mails. Os usuários poderão receber mensagens com até 10 MB. O Yahoo! Mail dá 6 MB de espaço para os internautas e o Hotmail, da Microsoft, dá 2 MB.

O serviço também terá um mecanismo de busca para pesquisar textos nas mensagens recebidas.

Por enquanto, o e-mail será aberto apenas para usuários convidados. O lançamento comercial do Gmail deve acontecer em algumas semanas. Quem quiser, já pode visitar o site www.gmail.com.

Expansão

A entrada do Google no setor de e-mail gratuito é a última novidade do site de buscas. Nesta semana, a empresa anunciou a reformulação de sua loja virtual e o lançamento de dois novos sistemas de pesquisas, ainda em fase de testes.

O Google também ampliou seu banco de dados [agora pesquisa informações em 4,28 bilhões de páginas web] e lançou um site que encontra informações locais, como endereços de lojas e restaurantes, por exemplo.

A expansão do Google, porém, não tem como objetivo apenas manter o site na liderança entre os sites de pesquisas. O Google, que deve abrir seu capital em bolsa neste ano, quer cada vez mais tirar espaço que hoje pertence aos concorrentes Yahoo! e Microsoft.

Só com o e-mail, o Yahoo! recebeu 52,6 milhões de internautas em fevereiro, de acordo com a comScore Media Metrix, empresa que mede a audiência da internet nos Estados Unidos. O Hotmail ficou em segundo lugar, com 45,4 milhões de usuários.

Pegadinha

Apesar de o Google ter emitido um comunicado oficial para a imprensa e ter registrado o endereço gmail.google.com, especula-se que o lançamento de um serviço de e-mail seja somente uma brincadeira de 1º de abril.

O ponto que mais chama a atenção é justamente o que mais interessa os internautas: a capacidade de armazenar 1 GB de informações, pois o custo de oferecer tanto espaço para guardar as mensagens é alto.

Além disso, o histórico de piadas do Google ajuda a aumentar as suspeitas. No passado, a empresa chegou a dizer que seu sistema de busca funcionava com a ajuda de pombos. A empresa também anunciou empregos em uma base lunar.

Com Associated Press

Leia mais
  • Google reformula loja virtual e anuncia novos serviços
  • MSN reformula portal para brigar com Google e Yahoo!
  • Google lança site que encontra lojas próximas ao internauta
  • Google é o site de busca preferido dos norte-americanos
  • Erramos: Google vai oferecer e-mail gratuito com 1 GB de espaço
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página