Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/10/2004 - 11h56

eDonkey confirma liderança sobre Kazaa, diz estudo

Publicidade

da Folha Online

Como previsto por analistas de redes de troca de arquivos (P2P, na sigla em inglês), o eDonkey superou o Kazaa na preferência dos internautas que compartilham coleções de músicas, vídeos e programas pela internet.

No mês passado, a rede eDonkey teve, em média, 2,54 milhões de usuários conectados por dia. A rede FastTrack --usada pelo Kazaa--, em comparação, teve média de 2,48 milhões de usuários conectados por dia.

Os dados são da BayTSP, empresa que mede o tráfego em redes P2P. De acordo com Jim Graham, porta-voz da companhia, a tendência vinha sendo verificada há algum tempo.

Faz 18 meses, disse ele, que o número de usuários do Kazaa vem caindo consideravelmente, enquanto o de internautas conectados à rede eDonkey cresce.

Depois que o Napster --programa que deu início à onda de troca de arquivos pela web-- foi considerado ilegal pela Justiça norte-americana, o Kazaa se tornou o programa mais popular para a troca de arquivos da web.

Mas problemas como os processos movidos pelas gravadoras contra os usuários do Kazaa, além de um excesso de arquivos falsos ou incompletos distribuídos por meio da rede FastTrack fizeram com que os internautas buscassem alternativas.

De acordo com a BayTSP, outra rede que vem crescendo consideravelmente é a do programa BitTorrent. A empresa, que não precisou quantos usuários tem nessa rede, disse que o número de arquivos trocados cresce a cada dia.

Com Associated Press

Especial
  • Arquivo: leia mais notícias sobre redes de troca de arquivos
  • Arquivo: leia mais notícias sobre pirataria on-line
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página