Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/10/2004 - 10h45

Hackers invadem e picham site da prefeitura de São Paulo

Publicidade

da Folha Online

Pelo menos 11 páginas do site da Prefeitura de São Paulo foram invadidas e adulteradas durante o fim de semana. O grupo de hackers conhecido por "int3rc3pt0r" (interceptor) substituiu as páginas originais por mensagens ofensivas contra os políticos brasileiros, prática chamada "defacement".

"Só sabem gastar dinheiro, nunca olha (sic) para os pobres", dizia a pichação deixada pelos piratas, segundo o Zone-H (www.zone-h.org), site de segurança da informação que arquiva sites invadidos.

Entre os sites invadidos está o http://natalsemfome.prefeitura.sp.gov.br, o http://www.telecentros.sp.gov.br e o http://softwarelivre.prefeitura.sp.gov.br.

No momento de publicação desta matéria, dez estavam fora do ar --a exceção era o site dos Telecentros, substituído por uma mensagem que dizia "Meio milhão de usuários, 123 unidades em toda a cidade, Um sucesso assim precisa ser comemorado à altura. Nesta segunda, estréia o novo site dos Telecentros".

Outro lado

A Coordenadoria do Governo Eletrônico, da Prefeitura de São Paulo, afirma que não houve invasão nas páginas do site da Prefeitura e bancos de dados. Segundo a coordenadoria, houve uma ação pontual de hackers no site dos Telecentros, redirecionando os acessos a outros endereços.

Por precaução, o Governo Eletrônico tirou do ar o servidor que sustenta outros sites. A coordenadoria reafirma que os sites Natal Sem Fome e Portal dos Mil Povos não foram invadidos.

Leia mais
  • Para especialista, ataques políticos estão em alta
  • Internautas são mais vulneráveis do que pensam, diz estudo
  • Hacker pode ter roubado dados de 1,4 milhão nos EUA

    Especial
  • Segurança: defenda-se de vírus, hackers e espiões digitais
  • Arquivo: leia mais notícias sobre hackers
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página