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05/11/2004
-
14h58
da Folha Online
Um mês antes do lançamento do game Halo 2 --marcado para 9 de novembro-- o título já estava disponível em redes de troca de arquivos na internet. Com isso, o jogo se junta ao Grand Theft Auto: San Andreas e Half-Life 2, também pirateados antes da estréia nas lojas.
Em outubro, internautas podiam encontrar em sites de compartilhamento de arquivo uma versão do Halo 2 em francês.
"Passamos três anos totalmente dedicados a esse projeto para que alguém simplesmente o oferecesse de graça na internet", disse Brian Jarrard, da Bungie Studios, empresa da Microsoft responsável pela criação do game.
De acordo com Gabe Zichermann, vice-presidente da empresa de segurança de comunicação Trymedia Systems, problemas desse tipo são comuns porque diversas pessoas trabalham diretamente no desenvolvimento de games --de artistas e programadores a funcionários responsáveis pela embalagem do produto.
O especialista afirma que 70% do vazamento de informação é causado por funcionários das próprias empresas. A Microsoft ainda não sabe se esse foi o caso, mas trabalha com autoridades para descobrir os responsáveis pela pirataria.
Uma pessoa foi presa pela divulgação na web de uma versão não concluída do Half-Life 2, a ser lançado em 16 de novembro. O acusado, um alemão, já foi identificado pelo FBI.
Com agências internacionais
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Game Halo 2 vaza na web um mês antes do lançamento
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Um mês antes do lançamento do game Halo 2 --marcado para 9 de novembro-- o título já estava disponível em redes de troca de arquivos na internet. Com isso, o jogo se junta ao Grand Theft Auto: San Andreas e Half-Life 2, também pirateados antes da estréia nas lojas.
Em outubro, internautas podiam encontrar em sites de compartilhamento de arquivo uma versão do Halo 2 em francês.
"Passamos três anos totalmente dedicados a esse projeto para que alguém simplesmente o oferecesse de graça na internet", disse Brian Jarrard, da Bungie Studios, empresa da Microsoft responsável pela criação do game.
De acordo com Gabe Zichermann, vice-presidente da empresa de segurança de comunicação Trymedia Systems, problemas desse tipo são comuns porque diversas pessoas trabalham diretamente no desenvolvimento de games --de artistas e programadores a funcionários responsáveis pela embalagem do produto.
O especialista afirma que 70% do vazamento de informação é causado por funcionários das próprias empresas. A Microsoft ainda não sabe se esse foi o caso, mas trabalha com autoridades para descobrir os responsáveis pela pirataria.
Uma pessoa foi presa pela divulgação na web de uma versão não concluída do Half-Life 2, a ser lançado em 16 de novembro. O acusado, um alemão, já foi identificado pelo FBI.
Com agências internacionais
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