Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/11/2004 - 10h02

Google declara que seu crescimento pode ser insustentável

Publicidade

da Folha Online

O aumento da competição entre empresas que oferecem serviços de busca deve diminuir o crescimento desse mercado, acreditam executivos do Google. Por isso, a empresa que abriu o capital em agosto deste ano classificou sua média de crescimento como "insustentável". Na quinta-feira, as ações do Google sofreram queda de 3%.

No terceiro trimestre de 2004, a organização registrou faturamento de US$ 805,9 milhões, um crescimento de 105% em relação aos US$ 304 milhões do mesmo período em 2003.

Esse aumento não deve se repetir principalmente pela concorrência no mercado de buscas. Yahoo! e Microsoft já declararam que querem ganhar uma parte do segmento dominado pelo Google.

A empresa de Bill Gates lançou na semana passada uma ferramenta que faz buscas em 5 bilhões de páginas. O Google comprou a briga e praticamente dobrou o número de páginas pelas quais faz buscas: foram de 4,7 bilhões para 8 bilhões.

O programa da Microsoft, ainda em versão beta, aposta na atração de muitos usuários em um primeiro momento, graças à popularidade do site MSN --onde ficará a busca-- e de outras ferramentas, como o Hotmail. Outro atrativo seria a opção "search near me" (procure perto de mim), que identifica a localidade do usuário por sua conexão de internet e oferece resultados nas redondezas.

"Se a Microsoft e o Yahoo! criarem programas iguais ou melhores que os nossos, podemos enfrentar uma redução considerável no número de usuários", declarou a empresa por meio de um comunicado, segundo o site The Register.

O serviço do Google é gratuito para os usuários. A renda da empresa vem principalmente da venda de anúncios relacionados ao assunto que os internautas procuram. Outra fonte de renda é a venda de tecnologia para empresas que querem implementar um sistema de buscas em seus sites.

Leia mais
  • Microsoft lança ferramenta de buscas própria na internet
  • Ferramenta do Google deve facilitar buscas de estudantes

    Especial
  • leia mais notícias sobre ferramentas de busca
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página