Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/12/2004 - 17h50

AMD tem nova tecnologia para reduzir consumo de energia de chips

Publicidade

da Folha Online

A AMD anunciou a tecnologia PowerNow!, utilizada nos processadores da linha Opteron a partir de meados de 2005. Com ela, o consumo de energia dos chips reduzirá quando as máquinas estão ociosas, o que deve impactar diretamente nas despesas do usuário com eletricidade.

Com a novidade, a AMD espera aumentar a capacidade de desempenho por watt e também reduzir a necessidade de sistemas de ventilação e refrigeração em centros de processamento de dados.

A tecnologia PowerNow faz com que o sistema operacional reduza a velocidade clock do processador em até 80%, diminuindo também o consumo de energia. "Se você pode usar menos energia, consegue oferecer vantagens para o consumidor. Por isso, ele certamente vai considerar esse benefício na hora de escolher seu produto", disse Nathan Brookwood, analista da consultoria de tecnologia Insight 64, ao News.com.

O usuário poderá controlar quando a tecnologia será usada. Em períodos de uso intenso da máquina, por exemplo, o PowerNow pode ser desligado. Por outro lado, ele pode funcionar como backup de energia para situações de falta de luz.

Para se ter uma idéia do tamanho dos esforços envolvidos no resfriamento de chips, o laboratório Lawrence Livermore, da Universidade da Califórnia, gasta US$ 1 milhão a cada ano com energia e ar-condicionado para cada megawatt consumido por seus supercomputadores. A informação é do News.com.

Leia mais
  • nVidia vai desenvolver chipsets gráficos também para a Intel
  • AMD lança nova linha de chips top de linha

    Especial
  • Leia outras notícias sobre processadores
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página