Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/12/2004 - 10h00

Bill Clinton prestigia ferramenta de busca com inteligência artificial

Publicidade

da Folha Online

O ex-presidente norte-americano Bill Clinton participou do lançamento da ferramenta de busca Accoona, que utiliza inteligência artificial para "produzir resultados melhores do que aqueles apresentados pelo Google". Entre os parceiros que desenvolveram a novidade está o governo chinês.

O político não tem qualquer relação com o serviço, mas foi convidado para fazer um discurso durante o lançamento da Accoona, em Nova York. "Espero que vocês ganhem muito dinheiro", disse Clinton aos participantes do evento.

O diferencial da empresa, explicou o executivo Eckhard Pfeiffer, está no fato de ela utilizar inteligência artificial para oferecer resultados relevantes ao internauta.

Ao contrário das ferramentas que buscam palavras-chave em sites, a Accoona também pode encontrar páginas sem esses termos específicos, mas que tenham importância para o usuário. "Nossa tecnologia vai levar a qualidade desse tipo de serviço para um patamar nunca visto antes", afirmou Pfeiffer.

Uma parceria com a agência governamental de informações China Daily Information, responsável por sites em chinês e inglês, permite que o serviço faça buscas em 5 milhões de páginas de empresas chinesas. Os executivos da Accoona afirmam que essa parceria deve aumentar o volume de negócios no país, pois facilitará o contato com companhias locais.

O nome da ferramenta vem do idioma africano swahili. "Accoona matata", uma frase popularizada no filme da Disney "Rei Leão", quer dizer "não se preocupe".

Com agências internacionais

Leia mais
  • Microsoft lança ferramenta de buscas própria na internet
  • Google quer levar ferramenta de busca de arquivos para o Mac

    Especial
  • Leia outras notícias sobre ferramentas de busca
  • Leia o que já foi publicado sobre inteligência artificial
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página