Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/12/2004 - 12h06

Buscas em desktops podem facilitar ação de piratas virtuais

Publicidade

da Folha Online

Ferramentas de busca em desktops --como as oferecidas pelo Google, Yahoo e Microsoft-- podem facilitar as ações de piratas virtuais. Isso porque esses sistemas classificam arquivos, o que ajudaria pessoas mal intencionadas na hora de procurar informações específicas nos micros infectados.

"Esses produtos são muito eficientes na hora de selecionar informações. Por isso, não ficaria surpreso se piratas passassem a utilizar esse recurso para beneficiar-se", disse Foad Fadaghi, analista da Frost & Sullivan. Segundo ele, é apenas uma questão de tempo até o aparecimento de vírus com códigos parecidos.

Além do desenvolvimento de novas pragas, outro aspecto relacionado à segurança citado na reportagem do site News.com é o fato de novas tecnologias apresentarem falhas de segurança ainda desconhecidas.

"Fazer buscas em desktops parece ser bastante interessante, mas empresas e usuários não devem adotar essas ferramentas sem considerar a questão da segurança", afirma Neil Campbell, gerente da empresa Dimension Data.

De acordo com a especialista, piratas virtuais não devem começar a usar as ferramentas de busca em desktops imediatamente --mas isso só porque elas ainda são consideradas novas. "Um vírus não poderia se espalhar por muitos micros, pois ainda são poucos os usuários que aderiram à tecnologia", diz.

Leia mais
  • Sites de busca podem contribuir para ações que enganam internautas

    Especial
  • Veja o que já foi publicado sobre vírus
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página