Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/01/2005 - 11h38

Especialista condena uso de telefones celulares por crianças

Publicidade

da Folha Online

Um especialista britânico dá um alerta aos pais, dizendo que seus filhos só devem usar telefones celulares em situações realmente necessárias. Isso porque o aparelho, que pode ser prejudicial à saúde, apresenta mais riscos às crianças do que a usuários adultos.

William Stewart, do National Radiological Protection Board (conselho nacional de proteção contra substâncias radioativas), publicou um estudo há cinco anos dizendo que crianças deveriam usar o acessório com cautela. O especialista, afirma a "BBC", estaria preocupado, pois seu conselho foi ignorado.

Stewart publicará outro estudo dizendo que, se os telefones móveis forem realmente prejudiciais à saúde, as crianças correm maiores riscos. "Se há perigos --e nós acreditamos que eles existem-- os jovens serão os mais afetados. Quanto menor a idade, maior os riscos", afirmou à "BBC".

De acordo com o especialista, os pais devem se responsabilizar por seus filhos. Não basta dar-lhes um celular e deixar que eles saiam por aí usando o aparelho.

Um estudo realizado com 750 pessoas em 2004 pelo Karolinska Institute, na Suécia, afirma que o uso desses aparelhos durante dez anos aumenta em quatro vezes a chance de uma pessoa desenvolver tumores no ouvido.

Leia mais
  • Reino Unido gasta US$ 464 mil para descobrir impacto do celular na saúde
  • Telefone celular danifica células do corpo humano, diz estudo

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre telefones celulares
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página