Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/03/2005 - 10h29

Operadoras de celular não garantem segurança de dados, diz Gartner

Publicidade

da Folha Online

A divulgação na internet dos contatos da socialite Paris Hilton mostra que as operadoras de telefonia não dão a devida atenção à segurança das informações de seus clientes, diz o Gartner. Há cerca de uma semana, um pirata publicou na web toda a agenda do celular da celebridade, incluindo o número de diversas pessoas famosas.

"As companhias precisam se preocupar mais com a segurança dos dados", disse Avivah Litan, vice-presidente e diretora de pesquisa do Gartner, ao site "Vnunet".

O aviso foi dado algumas semanas depois que a operadora T-Mobile confirmou a invasão de seus sistemas por parte de um pirata --ele roubou números, anotações pessoais e fotos do smartphone Sidekick II, de Paris Hilton.

Ainda não há detalhes de como o roubo de dados foi realizado. O Gartner levanta duas hipóteses: a pessoa mal-intencionada invadiu o sistema da organização, ou roubou a senha da socialite com o uso de um spyware.

"Independente do método utilizado, o incidente confirma que as operadoras de telefonia devem ter uma participação mais ativa para combater fraudes e invasões", continuou a executiva.

Ela sugere que as empresas responsáveis por dados confidenciais criptografem as informações, implementem sistemas rígidos para liberar o acesso aos dados e criem outros métodos para garantir ainda mais a segurança.

Além disso, diz Litan, órgãos reguladores deveriam criar multas e outros tipos de punições para operadoras de telefonia que não protegerem devidamente os arquivos com informações de seus clientes.

"Os usuários podem tomar algumas medidas preventivas, como escolher muito bem suas senhas de acesso. No entanto, eles não devem ser penalizados por problemas que fogem de seu alcance", afirmou a analista ao "Vnunet".

Leia mais
  • Contatos roubados do celular de Paris Hilton vão para a web

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre roubo de identidade
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página