Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/03/2005 - 16h03

Legisladores defendem liberdade de expressão em blogs

Publicidade

da Folha Online

Blogueiros devem ter a mesma liberdade de imprensa dos jornalistas e não podem ser rotulados como "grupos políticos", afirmaram, segundo a agência de notícias "Reuters", internautas e profissionais ligados à elaboração de leis.

Em cartas separadas, legisladores e internautas que escrevem em blogs pediram à Federal Election Commission (comissão federal eleitoral) que sites sobre eleições não sejam considerados "parceiros" que levantam fundo para campanhas.

Em 2002, a Federal Election Commission estabeleceu que as publicações no universo virtual não devem ser consideradas "atividades políticas coordenadas" e, por isso, não precisam obedecer as leis criadas para organizações políticas.

Um juiz, cujo nome não foi citado pela agência de notícias "Reuters", quer mudar essa decisão. Se essa alteração acontecer, os blogueiros podem ter de pagar multas caso trabalhem em parcerias com algum partido divulgando seus comunicados na rede, por exemplo.

"Censurar blogs e outras publicações virtuais servirá para amortecer o impacto de novas vozes dentro da política. Esse também será um desserviço para milhões de eleitores que contam com a internet para obter comentários políticos", afirma o grupo Online Coalition, que representa blogs.

Catorze representantes da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos (House of Representatives) defenderam os diários virtuais, dizendo que eles promovem a diversidade dos pontos de vista.

"Essa democratização da mídia é bem-vinda em uma era em que falta diversidade de opiniões nas mídias tradicionais", afirmou o grupo em uma carta, elaborada por 13 democratas e um republicano.

Leia mais
  • Apple terá acesso a fontes que divulgam produtos sob sigilo
  • Blog representa ameaça para empresas, diz relatório

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre blogs
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página