Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/04/2005 - 11h07

Após morte, citações sobre papa batem recorde na internet

Publicidade

da Folha Online

Cerca de 48 horas depois da morte do papa João Paulo 2º, 4,4 milhões de novas citações e 45 mil notícias referentes ao sumo pontífice foram colocadas na internet. O número de inserções é considerado recorde para essa duração de tempo.

A título de comparação, em 2004 foram postadas 1,5 milhão de novas citações sobre o religioso.

As informações têm como base uma pesquisa da Global Language Monitor, que mede a quantidade de termos específicos disponíveis na internet. O item "reportagens" considera cerca de 3.000 sites de notícia de todo o mundo.

O número de novas reportagens relacionadas à morte do papa foi dez vezes superior à quantidade de notícias on-line sobre a reeleição do presidente George W. Bush --comparando o mesmo período, de 48 horas após o acontecimento.

Ainda sobre as reportagens, a quantidade de notícias sobre a morte do papa foi três vezes superior ao registrado após os ataques de 11 de setembro, quando diversos sites saíram do ar por causa da quantidade de acessos.

As palavras mais associadas a João Paulo 2º nessas 48 horas foram "histórico (a)" (cerca de 2 milhões de vezes), "conservador" (500 mil vezes) e "amado" (450 mil vezes).

Site

Durante a piora no estado de saúde de João Paulo 2º, os fiéis usaram a web para obter mais informações. Na noite de quinta-feira, o site oficial do Vaticano (www.vatican.va) saiu do ar por causa da grande quantidade de internautas que tentaram acessá-lo.

Segundo a empresa britânica de internet Netcraft, que mede a quantidade de acessos na página, os usuários não conseguiram acessar o endereço entre 18h GMT de quinta e 3h GMT de sexta [22h e 7h no horário de Brasília].

Leia mais
  • 600 mil já compareceram ao velório do papa João Paulo 2º
  • Taxistas "usam" morte do papa para ganhar dinheiro na Itália

    Especial
  • Leia mais na especial sobre o papa João Paulo 2º
  • Veja galeria de imagens do papa João Paulo 2º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página