Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/04/2005 - 16h14

Jornalistas apóiam blogueiros processados pela Apple

Publicidade

da Folha Online

A agência de notícias Associated Press e oito jornais norte-americanos divulgaram apoio aos blogueiros processados pela Apple. O site da "BBC", que divulgou a notícia, não cita o nome dos oito diários.

No mês passado, o juiz James Kleinberg, do tribunal de Santa Clara (Califórnia), decidiu que a empresa de Steve Jobs poderia ter acesso ao nome das fontes que forneceram informações sobre um novo produto a três sites.

De acordo com Kleinberg, o interesse da empresa em manter seus lançamentos sob sigilo é mais importante do que o direito de informação do público sobre esses produtos, e também o direito de divulgação por parte de blogueiros.

Os oito veículos e a agência abriram um processo para que esses internautas tenham o direito de proteger suas fontes.

Caso isso não aconteça, afirmam, os jornalistas poderiam ficar receosos em publicar histórias de interesse público --repórteres podem, por lei, manter o nome de suas fontes em sigilo.

"Escândalos corporativos envolvendo empresas como a WorldCom e a Enron tiveram informações publicadas pela imprensa que as envolvidas gostariam de ter mantido em sigilo", diz o processo dos veículos, segundo a "BBC".

O juiz divulgou sua decisão três meses depois que a empresa de Steve Jobs abriu processos contra os indivíduos que fizeram as divulgações --nas ações seus nomes não são citados.

Os acusados publicaram informações sobre o Asteroid, um software de música em desenvolvimento, nos sites Apple Insider, Think Secret e PowerPage.

Leia mais
  • Apple terá acesso a fontes que divulgam produtos sob sigilo
  • "Populares" da Apple chegam ao Brasil ainda este mês

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Apple
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página