Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/05/2005 - 11h48

Piratas se aproveitam de eleições britânicas para espalhar vírus

Publicidade

da Folha Online

O vírus PWSAgent.A faz parte de um grupo de pragas que tira proveito das eleições no Reino Unido para propagar-se pela internet. Os códigos maliciosos variam, mas o objetivo é sempre o mesmo: invadir o micro da vítima e roubar todas as informações nele digitadas.

O perigo desse tipo de praga está no fato de ela enviar informações financeiras, entre outras, a piratas virtuais. Assim, pessoas mal-intencionadas podem se apoderar da identidade da vítima e fazer movimentações bancárias on-line, por exemplo.

A mensagem começou a circular na noite de ontem, quando as pesquisas de boca-de-urna já apontavam a vitória do primeiro-ministro britânico, Tony Blair.

O título da mensagem fraudulenta é "BBC: Tony Blair email account hacked!" ("a conta de e-mail de Tony Blair foi hackeada", em português). O corpo do e-mail repete a frase e diz que há uma imagem de tela em anexo.

Ao clicar no link, o internauta instala em seu computador um programa que roubará as informações digitadas. Além do PWSAgent.A, a empresa britânica de segurança Sophos --que divulgou o alerta-- cita ameaças como o JDownL.A, Viper.A e Viperjs.A.

Segundo Graham Cluley, analista da companhia, os piratas sabiam que muitos internautas acompanhariam as notícias sobre as eleições nesta sexta-feira pela manhã. Por isso, eles criaram um e-mail malicioso citando o primeiro-ministro britânico.

Leia mais
  • Vírus Sober.N espalha-se por 40 países em apenas três dias
  • Vírus de telefone celular se espalha e já atinge 20 países

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre vírus
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página