Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/05/2005 - 10h44

Dicas fraudulentas sobre ações somam 25% dos spams

Publicidade

da Folha Online

Cerca de 25% dos e-mails não-solicitados que circularam pela internet em abril continham ofertas fraudulentas de ações de empresas, segundo a companhia de segurança Clearswift, que oferece soluções para o universo corporativo. Os dados excluem e-mails recebidos em webmails pessoais, como Hotmail, por exemplo.

A quantidade dessas mensagens aumentou 700% no mês passado, segundo um relatório da organização.

Esse tipo de e-mail que oferece dicas sobre onde investir foi identificado pela Clearswift em abril de 2004. A idéia é enganar os internautas mais desavisados, fazendo com que eles comprem as ações sugeridas nas mensagens.

Assim que o preço dos papéis sobe com as aquisições, essas pessoas mal-intencionadas lucram, vendendo suas ações por um preço maior do que pagaram na compra.

"Esse tipo de fraude funcionou no ano passado e os spammers estão preparados para lucrar ainda mais com ela", afirma Peter Croft, diretor da Clearswift.

O especialista alerta: "é improvável que você siga a dica de um desconhecido que encontra na rua e invista seu dinheiro nas ações que ele sugerir. O mesmo deve ser aplicado em relação a dicas de internautas desconhecidos".

Leia mais
  • No mês do conclave, 10% dos spams eram religiosos
  • Conteúdo de 30% dos spams está relacionado a sexo

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre spam
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página