Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/08/2005 - 17h06

Piratas virtuais usam ataques em Londres para ganhar dinheiro

Publicidade

da Folha Online

Piratas virtuais criaram um golpe que usa os atentados terroristas de Londres para ganhar dinheiro. Essas pessoas mal-intencionadas enviam e-mails escritos em inglês aos internautas, pedindo dados financeiros em troca de uma gorda herança.

Como geralmente acontece nas fraudes on-line, essas informações são passadas diretamente aos piratas, que as utilizam para realizar transações financeiras.

O e-mail fraudulento conta que o executivo da área de telecom Giles Hart, 55, uma das vítimas do ataque, deixou aproximadamente US$ 12 milhões em sua conta bancária. "Depois de uma investigação, descobri que você é o herdeiro dessa quantia", afirma o falsário que se passa por funcionário do banco.

Em um texto cheio de erros, ele pede dados financeiros do usuário para fazer a transferência da quantia. A mensagem também oferece um link com a notícia sobre a morte de Hart --algo que realmente aconteceu durante os atentados.

"Os usuários devem ficar atentos a esses e-mails que prometem fortunas inesperadas, pois eles são usados com freqüência em fraudes virtuais", afirma Graham Cluley, consultor da empresa de segurança Sophos, que divulgou a fraude.

Leia mais
  • Internauta ganha cartilha para fazer compras seguras na web

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre fraudes virtuais
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página