Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/08/2005 - 14h56

Vírus usa brecha divulgada pela Microsoft para atacar

Publicidade

da Folha Online

Um vírus identificado recentemente aproveita brechas no sistema operacional Windows, da Microsoft, para invadir micros. De acordo com a empresa de segurança Trend Micro, a praga se espalha de maneira mais rápida que outros códigos maliciosos atualmente ativos.

O Zotob apareceu logo depois de a Microsoft ter divulgado atualizações, na última terça-feira. O vírus utiliza uma das brechas corrigidas pela companhia de Bill Gates --considerada crítica-- para permitir que pessoas mal-intencionadas controlem o micro infectado remotamente.

Pela maneira como se espalha, eliminando a necessidade de qualquer ação por parte do usuário, o Zotob está sendo comparado ao vírus Sasser. Uma vez que o computador é contaminado, a praga procura automaticamente outros micros vulneráveis para invadir.

"Centenas de ataques foram identificados nos Estados Unidos e Alemanha. Muitos usuários ainda desconhecem essa atualização da Microsoft e, por isso, haverá mais infecções causadas pelo Zotob", afirma um relatório da Trend Micro.

A praga explora vulnerabilidades existentes em diversas versões do Windows: 95, 98, ME, NE, 2000 e XP.

"Uma vez que os hackers ganham controle sobre o PC, eles podem ver tudo aquilo que as vítimas fazem on-line. Dessa forma, eles têm acesso a informações sigilosas e podem até usar a máquina para atacar sites", afirma Graham Cluley, consultor da Sophos.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Vírus aproveita morte de marines para invadir PCs
  • Piratas virtuais usam ataques em Londres para ganhar dinheiro

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre vírus
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página