Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/08/2005 - 11h35

Brasil identifica nova variante do vírus Zotob, que ataca Windows

Publicidade

da Folha Online

O Brasil foi o primeiro país atacado pelo Zotob.D, a mais nova variante do vírus de computador Zotob. Segundo a empresa de segurança Trend Micro, que divulgou a informação, o código malicioso se espalha rapidamente por aqui e também pelos Estados Unidos.

Segundo a companhia, os "antigos" Zotob.A e Zotob.B ainda não atacaram máquinas brasileiras. O Zotob.C, por sua vez, tem como principal alvo o Brasil, seguido por EUA e China no ranking dos mais afetados. Ainda não há dados consolidados sobre o recém-identificado Zotob.D.

Esses quatro códigos se aproveitam da brecha relacionada à função Plug and Play divulgada na semana passada no boletim MS05-039, da Microsoft. O problema permite que pessoas mal-intencionadas ganhem controle do sistema afetado e aumentem os privilégios.

Os códigos podem ser responsáveis por ataques realizados na terça-feira contra gigantes da mídia norte-americana. Entre as vítimas da invasão estão as redes CNN, ABC, a agência de notícias Associated Press e o jornal "The New York Times".

Segundo a CNN, o problema se estendeu à Alemanha e a alguns países asiáticos. Os produtores da ABC afirmam que tiveram de usar máquinas de escrever elétricas para produzir o material do jornal "World News Tonight".

Zotob.D

A nova variante gera endereços de IP como alvo, e então verifica se a porta 445 está aberta nas máquinas. Em caso positivo, ele tenta fazer uso dessa vulnerabilidade no computador de destino. Se a tentativa de ataque falhar ou se a porta 445 estiver fechada, ele tenta um outro endereço de IP como alvo.

De acordo com a Trend Micro, o Zotob.D ataca máquinas com os sistemas operacionais Windows 98, ME, NT, 2000, XP e Server 2003.

No geral, as pragas usam redes locais de computadores para se espalhar. A exceção fica por conta do Zobot.C, que também se propaga via e-mails. Uma das estratégias deste último código é atrair a atenção das vítimas enviando mensagens que contêm fotos feitas com webcams.

Os usuários podem se proteger dos vírus fazendo as atualizações já disponíveis no site da Microsoft.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Novos vírus exploram brecha divulgada pela Microsoft
  • Vírus de computador ataca gigantes da mídia norte-americana
  • Vírus aproveita morte de marines para invadir PCs
  • Piratas virtuais usam ataques em Londres para ganhar dinheiro

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre vírus
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página