Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/08/2005 - 10h42

Falha do sistema de informática atrasa vôos no Reino Unido

Publicidade

da EFE, em Londres

Uma falha do sistema de informática de um centro de controle de tráfego aéreo de Londres causou atrasos nos vôos de entrada e saída do Reino Unido nesta quarta-feira. Milhares de passageiros foram afetados.

A falha aconteceu na manhã de ontem no sistema de processamento de vôos do Nats (sigla para Centro Nacional de Serviços de Tráfego Aéreo), com sede em West Drayton, oeste da capital britânica.

"O sistema de West Drayton, que dá informações sobre vôos aos controladores, falhou às 9h30 (05h30 de Brasília). A causa do problema ainda está sendo investigada", afirmou um porta-voz do Nats.

Os técnicos levaram cerca de 20 minutos para resolver o problema, mas o contratempo já havia prejudicado os planos de vôo de centenas de aviões em todo o país.

No aeroporto londrino de Heathrow, cerca de cem vôos foram afetados pela falha, pois os aviões não puderam decolar durante 40 minutos.

A British Airways, segunda maior companhia aérea da Europa, informou sobre o cancelamento de 17 vôos saindo de Heathrow e sete saindo do aeroporto de Gatwick, no sul de Londres. As suspensões da British Airways afetaram vôos com destino a diversas cidades européias, como Madri (Espanha), Paris (França) e Nice (França).

O aeroporto de Manchester, no norte da Inglaterra, chegou a registrar o atraso de 30 vôos com destino à Europa.

Em junho de 2004, outra falha parecida no centro de West Drayton provocou o atraso de centenas de vôos. O Nats pretende introduzir um novo sistema de processamento de vôos, como parte de um programa de modernização avaliado em cerca de 1,47 bilhão de euros.

Leia mais
  • Vírus de computador ataca aeroportos e dificulta entrada nos EUA

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre vírus
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página