Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/08/2005 - 12h06

Creative ganha patente de tecnologia utilizada no toca-MP3 iPod

Publicidade

da Folha Online

A empresa Creative Technology anunciou nesta terça-feira ter sido reconhecida oficialmente como a detentora da patente de uma tecnologia utilizada pelo toca-MP3 iPod, da Apple. A patente 6.928.433 ganhou o nome de "Zen Patent", em referência à linha de tocadores Zen.

A decisão do Patent & Trademark Office, órgão dos EUA responsável por patentes, complica os negócios da Apple. A companhia de Steve Jobs pode, por exemplo, ter de pagar direitos autorais para usar a tecnologia.

Em entrevista coletiva por telefone nesta terça, Craig McHugh, presidente da Creative, disse que a companhia está analisando algumas possibilidades referentes a esse assunto.

Esta tecnologia está ligada à maneira "intuitiva" como os usuários navegam pelos tocadores --ela é baseada na "divisão" das telas (artista, álbum, música), algo que facilita a busca dos arquivos.

Com essa interface, o usuário pode selecionar o nome de um cantor e, em seguida, ter acesso a uma lista com os álbuns deste artista. Ao clicar em um deles, encontra as músicas disponíveis e pode fazer a seleção. Os internautas podem visualizar esse processo na seqüência de slides exibida em us.creative.com/slides.

A Creative entrou com um pedido de patente desta tecnologia em 5 de janeiro de 2001, e foi reconhecida oficialmente como sua detentora em 9 de agosto de 2005.

O toca-MP3 iPod chegou ao mercado com esta mesma tecnologia em outubro de 2001. Segundo a Creative, a Apple pediu a patente da interface em outubro de 2002.

Leia mais
  • Apple e Microsoft disputam patente do toca-MP3 iPod
  • Baseada em tecnologia cara, "Noite do iPod" ainda é fraca em SP

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o iPod
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página