Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/09/2005 - 18h51

Carros do futuro usarão odores e vibração para prevenir acidentes

Publicidade

da Folha Online

Cientistas britânicos estudam o uso de algumas tecnologias "sensoriais" que podem ser usadas em carros para prevenir acidentes. Essências para acalmar os motoristas e mantê-los acordados estão entre as opções, assim como cintos de segurança que vibram para alertar sobre os limites de velocidade.

O psicólogo Charles Spence, da Universidade de Oxford (Reino Unido), anunciou nesta segunda-feira pesquisas que estimulam os sentidos e devem aumentar a segurança no trânsito. "O toque, por exemplo, ainda não é utilizado nessa área", disse.

Tontura e distração são, de acordo com o especialista, as principais causas de acidente e morte no trânsito. Por isso, cintos, assentos e pedais que vibram são boas alternativas para alertar os motoristas sobre situações de perigo.

"No futuro, a melhor combinação para prevenir acidentes automotivos será a de sirenes com objetos que vibram", acredita Spencer. Assim, mesmo se a música estiver muito alta dentro do veículo, os movimentos do assento avisarão os motoristas que eles devem tomar cuidado nos próximos metros.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Japoneses planejam televisão "revolucionária" para 2020

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre futurologia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página