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24/10/2005
-
14h13
da Folha Online
O comportamento dos usuários de tecnologia no ambiente de trabalho --onde eles acreditam estar mais protegidos-- facilita a ação de piratas virtuais que utilizam spyware. Este software espião pode, por exemplo, roubar senhas bancárias das vítimas.
De acordo com a empresa de segurança Trend Micro, nas empresas os usuários assumem um comportamento on-line mais arriscado. Isso porque eles têm a quem recorrer --geralmente ao departamento de Tecnologia da Informação-- caso sua máquina apresente problemas.
Um estudo da companhia realizado nos EUA, Japão e Alemanha mostra que, dos 1.200 funcionários entrevistados, 87% sabem da existência de spyware. Apesar disso, 53% deles sentem a necessidade de receber instruções para que possam entender, de fato, o que é esta ameaça.
As principais vítimas deste tipo de programa são as empresas de pequeno e médio porte --nos EUA, por exemplo, 26% dos funcionários destas companhias dizem já ter sido vítimas de spyware. O número cai para 21% quando se refere aos usuários das grandes corporações.
Entre os funcionários que tiveram suas máquinas atacadas, 45% souberam ter sido vítimas de spyware. "Isto revela uma distinção entre a consciência dos usuários de que o spyware constitui uma ameaça e a capacidade de identificar sua infiltração", diz o relatório da Trend Micro.
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Comportamento de funcionários facilita instalação de spyware
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O comportamento dos usuários de tecnologia no ambiente de trabalho --onde eles acreditam estar mais protegidos-- facilita a ação de piratas virtuais que utilizam spyware. Este software espião pode, por exemplo, roubar senhas bancárias das vítimas.
De acordo com a empresa de segurança Trend Micro, nas empresas os usuários assumem um comportamento on-line mais arriscado. Isso porque eles têm a quem recorrer --geralmente ao departamento de Tecnologia da Informação-- caso sua máquina apresente problemas.
Um estudo da companhia realizado nos EUA, Japão e Alemanha mostra que, dos 1.200 funcionários entrevistados, 87% sabem da existência de spyware. Apesar disso, 53% deles sentem a necessidade de receber instruções para que possam entender, de fato, o que é esta ameaça.
As principais vítimas deste tipo de programa são as empresas de pequeno e médio porte --nos EUA, por exemplo, 26% dos funcionários destas companhias dizem já ter sido vítimas de spyware. O número cai para 21% quando se refere aos usuários das grandes corporações.
Entre os funcionários que tiveram suas máquinas atacadas, 45% souberam ter sido vítimas de spyware. "Isto revela uma distinção entre a consciência dos usuários de que o spyware constitui uma ameaça e a capacidade de identificar sua infiltração", diz o relatório da Trend Micro.
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