Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/10/2005 - 14h13

Comportamento de funcionários facilita instalação de spyware

Publicidade

da Folha Online

O comportamento dos usuários de tecnologia no ambiente de trabalho --onde eles acreditam estar mais protegidos-- facilita a ação de piratas virtuais que utilizam spyware. Este software espião pode, por exemplo, roubar senhas bancárias das vítimas.

De acordo com a empresa de segurança Trend Micro, nas empresas os usuários assumem um comportamento on-line mais arriscado. Isso porque eles têm a quem recorrer --geralmente ao departamento de Tecnologia da Informação-- caso sua máquina apresente problemas.

Um estudo da companhia realizado nos EUA, Japão e Alemanha mostra que, dos 1.200 funcionários entrevistados, 87% sabem da existência de spyware. Apesar disso, 53% deles sentem a necessidade de receber instruções para que possam entender, de fato, o que é esta ameaça.

As principais vítimas deste tipo de programa são as empresas de pequeno e médio porte --nos EUA, por exemplo, 26% dos funcionários destas companhias dizem já ter sido vítimas de spyware. O número cai para 21% quando se refere aos usuários das grandes corporações.

Entre os funcionários que tiveram suas máquinas atacadas, 45% souberam ter sido vítimas de spyware. "Isto revela uma distinção entre a consciência dos usuários de que o spyware constitui uma ameaça e a capacidade de identificar sua infiltração", diz o relatório da Trend Micro.

Leia mais
  • EUA processam empresa por uso de software espião
  • Brasileiros ganham cartilha de segurança para a internet

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre spyware
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página