Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/11/2005 - 13h56

Google oferece obras literárias completas na internet

Publicidade

da Folha Online

A ferramenta de buscas Google passa a oferecer, a partir desta quinta-feira, livros inteiros que pertencem ao domínio público --obras não protegidas pela lei dos direitos autorais. Até então, o endereço Google Print tinha apenas trechos de livros e documentos.

Entre o material oferecido há romances, histórias relacionadas a guerras e biografias de famílias ricas de Nova York --a maior parte do material já disponível foi escrita no século 19. A empresa não divulga quantas obras completas estão disponíveis no site.

"Os livros antigos são os mais inacessíveis para os leitores. Deixá-los mais próximos será bom para autores, editoras e internautas", disse a companhia em um comunicado.

Nos próximos anos, o Google quer digitalizar milhões de livros da Biblioteca Pública de Nova York e bibliotecas de quatro grandes universidades --Stanford, Harvard, Michigan e Oxford.

O projeto é polêmico, pois o gigante das buscas não pensa somente em oferecer títulos de domínio público. Autores e editoras vão contra a iniciativa, alegando que o Google não pode colocar conteúdos na internet sem a devida autorização.

"O trabalho dos autores é oferecido em algumas bibliotecas públicas e de universidades, mas não foi liberado para uso comercial", diz um processo contra o Google aberto pelo Author's Guild Inc., uma instituição que reúne cerca de 8.000 autores.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Microsoft apóia biblioteca on-line que concorre com o Google
  • Yahoo! segue Google e planeja criação de biblioteca digital
  • Autores processam Google por violação de direitos autorais
  • "Biblioteca" do Google busca adesão de editoras européias

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Google Print
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página