Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/11/2005 - 15h59

Franceses usam tecnologia para organizar protestos

Publicidade

da Folha Online

O governo francês está monitorando a internet, pois diversos jovens utilizam o espaço virtual para organizar protestos contra a polícia --a revolta teve início há 13 dias, quando dois adolescentes morreram eletrocutados ao entrar numa subestação de energia. Eles estariam tentando se esconder da polícia.

Além de divulgar mensagens de revolta em blogs (diários virtuais), os jovens utilizam mensagens de texto via celular para combinar encontros marcados pela violência. Eles também trocam torpedos com táticas de guerrilha utilizadas por manifestantes em protestos antiglobalização.

"Estas mensagens ajudam pequenos grupos a se organizar, pois com elas os participantes de manifestações podem se comunicar de maneira fácil. Os torpedos não ajudam a evitar a polícia, mas contribuem para a organização dos atos", afirmou o criminalista Alain Bauer.

No início da semana, autoridades francesas disseram ter detido três menores que utilizavam seus blogs para incentivar a violência. Dois deles, afirma a agência de notícias Reuters, estão sendo investigados e podem ter de responder por seus atos perante à lei.

Com agências internacionais

Leia mais
  • França detém blogueiros por incentivo à violência
  • Violência diminui, mas rebelados queimam 600 carros na França

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre a violência na França
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página