Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/11/2005 - 13h40

França prende outro blogueiro por mensagens violentas

Publicidade

da Folha Online

Autoridades francesas detiveram mais um jovem que teria utilizado a internet para incentivar a violência --desta vez, o acusado tem 21 anos. Há 14 dias o país vive um clima de tensão, iniciado pela morte de dois adolescentes que foram eletrocutados ao entrar numa subestação de energia. Eles estariam se escondendo da polícia na hora do acidente.

O internauta teria escrito em seu blog mensagens "particularmente violentas", segundo a agência de notícias Ansa. Estes posts foram identificados durante uma investigação sobre a criminalidade relacionada às novas tecnologias.

Nos últimos dias, outros quatro jovens foram chamados pela Justiça por iniciativas semelhantes. Entre eles, um menino de 14 anos da província de Aix-en-Provence que foi solto após receber uma advertência do juiz.

Outro blogueiro foi liberado, enquanto dois internautas --de 16 e 18 anos-- podem receber pena de um a sete anos de prisão por terem "instigado agrupamentos armados a cometerem crimes e delitos", disseram os juízes.

Além de divulgar mensagens de revolta em diários virtuais, os jovens utilizam mensagens de texto via celular para combinar encontros violentos. "Estas mensagens ajudam pequenos grupos a se organizar, pois com elas os participantes de manifestações podem se comunicar de maneira fácil. Os torpedos não ajudam a evitar a polícia, mas contribuem para a organização dos atos", afirmou o criminalista Alain Bauer.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Franceses usam tecnologia para organizar protestos
  • Toque de recolher em 38 áreas diminui violência na França

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre a violência na França
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página