Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/12/2005 - 16h09

Piratas exploram falha sem correção do Windows

Publicidade

da Folha Online

Nos últimos dias, piratas virtuais vêm se aproveitando de uma falha ainda sem correção do sistema operacional Windows, da Microsoft. Segundo a empresa de segurança Sophos, que divulgou a notícia, os computadores das vítimas são infectados --por vírus ou cavalos de tróia-- quando elas visitam sites com estes códigos maliciosos.

A técnica é conhecida como phishing scam. Pessoas mal-intencionadas
convencem, via e-mail, os internautas a visitar esses sites. Quando entram nos endereços --que muitas vezes prometem informações bombásticas ou fotos pornográficas--, as vítimas baixam as pragas involuntariamente.

Um dos códigos que exploram a falha é o cavalo de tróia Clunky.B, que permite acesso remoto à máquina infectada. Esta vulnerabilidade está presente no Microsoft Windows 98, Windows 98 Second Edition, Windows Millennium Edition, Windows 2000 Service Pack 4, Windows XP Service Pack 1 e Windows XP Service Pack 2.

"A data para a próxima atualização de segurança da Microsoft é 13 de dezembro. Será interessante observar se eles vão quebrar a tradição e liberar a correção mais cedo que o previsto, por causa da quantidade de invasões possibilitadas pela falha", afirmou Graham Cluley, da Sophos.

Enquanto a atualização não vem, o especialista aconselha que os internautas tenham cuidado em relação aos sites que visitam. Além disso, devem prestar muita atenção aos e-mails que recebem e evitar clicar em links oferecidos em mensagens de desconhecidos.

Leia mais
  • PF detém em Brasília pirata de "2 Filhos"
  • PF detém piratas por desvio milionário no Sul

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre piratas virtuais
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página