Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/12/2005 - 10h47

Falso arquivo de Papai Noel ataca internautas

Publicidade

da Efe, em San Francisco

Um vírus que se esconde em um arquivo com imagens do Papai Noel está atacando os principais sistemas de mensagens instantâneas, entre eles os da America Online, Microsoft e Yahoo!.

O vírus, cujo nome técnico é IM.GiftCom.All, aproveita-se do costume de enviar mensagens para as festas natalinas e engana o usuário, ao fazê-lo acreditar ter recebido um arquivo procedente de algum conhecido.

Uma vez que o internauta clica neste falso arquivo de boas festas, o vírus instala um software para ganhar acesso remoto ao computador. Posteriormente, o programa se reenvia automaticamente para todos os contatos do micro infectado.

A aparição deste Papai Noel maligno não é algo novo, já que nesta época costumam ser difundidos vírus que se aproveitam do maior volume de mensagens.

Também não surpreende que esta ameaça escolha os sistemas de mensagem eletrônica para infectar um maior número de usuários, já que nos últimos meses estes aplicativos foram alvo de vários ataques.

O problema é que, apesar disso, muitos usuários ainda não são conscientes de que os vírus podem circular pelos programas de mensagem eletrônica, segundo alertaram os especialistas da IMlogic, a primeira companhia a advertir sobre a existência do código maligno.

Leia mais
  • Compra de Natal na internet pede atenção redobrada

    Especial
  • Leia mais no especial sobre segurança
  • Leia o que já foi publicado sobre pragas virtuais
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página