Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/03/2006 - 11h09

Conteúdo da internet traz perigos

Publicidade

JULIANO BARRETO
da Folha de S.Paulo

De acordo com um estudo realizado pelas universidades de Oxford e de Harvard, o Kazaa foi considerado um dos principais focos de divulgação de programas espiões.

O grupo Stop Badware (www.stopbadware.org), formado por pesquisadores das duas instituições, diz que o programa de troca instala componentes sem a autorização dos usuários e, mesmo depois de ser apagado, deixa softs de propaganda nas máquinas.

O Kazaa não é uma exceção. Diversos programas de troca podem trazer acessórios nocivos sem o conhecimento do usuário e, além do risco de abrir portas para a entrada de propaganda indesejada, eles servem como passagem para diversos problemas de segurança.

Ao baixar um arquivo compactado, o usuário pode descobrir que copiou mais do que músicas para o seu micro, pois softs de invasão e vírus são espalhados como se fossem conteúdo multimídia. A saída mais eficiente para evitar essas armadilhas é a precaução. Uma das tarefas básicas é usar um antivírus para analisar o conteúdo baixado das redes de troca. Essa varredura é essencial, mas o sistema operacional como um todo deve estar protegido.

Para tanto, é preciso lançar mão de uma ferramenta contra spyware, como os gratuitos Ad-Aware Personal (www.lavasoftusa.com) e Spybot Search and Destroy (www.safer-networking.org). Nenhum dos dois monitora as possíveis alterações no Windows em tempo real, mas eles são úteis para detectar e remover ameaças.

Também vale lembrar que programas que pedem um endereço de e-mail para a realização de cadastro são, em boa parte dos casos, armadilhas para o recebimento de spam. Se você desconfiar, coloque um e-mail falso na janela de configurações do soft para evitar chateações no futuro.

Outra medida é usar uma senha nos programas de troca que seja totalmente diferente das senhas que você usa para acessar sites de bancos ou contas de e-mail.

No BitTorrent

Os downloads feitos na rede BitTorrent começam na tela do navegador e não diretamente no programa que gerencia as trocas. Por isso, é preciso prestar atenção nos sites onde os documentos .torrent são publicados. Páginas mantidas em serviços gratuitos de hospedagem, que oferecem jogos e programas piratas, geralmente trazem janelas pop-up que carregam códigos maliciosos.

Leia mais
  • Apesar da perseguição, redes mantêm troca de arquivos musicais
  • Brasil tem lei contra a pirataria on-line
  • Aprenda a encontrar músicas digitais

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre MP3
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página