Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/04/2006 - 10h29

Japão inaugura transmissão digital para telefones

Publicidade

MARIANA BARROS
da Folha de S.Paulo

O Japão inaugurou, no início deste mês, um serviço de transmissão digital de canais de TV para telefones celulares. A tecnologia, batizada de One Seg, também realiza transmissões para notebooks, videogames portáteis e outros aparelhos eletrônicos.

O conteúdo recebido por esses portáteis é o mesmo disponível para os televisores domésticos, o que não parece ter animado as operadoras locais.

Segundo Masao Nakamura, diretor da japonesa NTT Docomo, afirmou à agência de notícias France Presse, esse tipo de transmissão é de pouco interesse para as operadoras. Por isso, de acordo com Nakamura, sua empresa já prepara conteúdos especiais para serem oferecidos por novos canais, que deverão estrear em breve. Para isso, a líder NTT Docomo tem como parceiras as emissoras Nippon Television e Fuji Television, enquanto sua rival, a operadora KDDI, aliou-se à TV Asahi.

Uma das vantagens da transmissão digital é demandar menos energia do portátil do que a exigida pela analógica. A autonomia das baterias dos celulares seria suficiente para assistir a até três horas ininterruptas de programação pela via digital e apenas uma hora pela analógica. Por enquanto gratuito, o serviço deve passar a ser cobrado por assinatura.

PC versus celular

Muito em breve, os telefones celulares poderão desbancar os PCs do lugar de central de entretenimento digital. Essa foi uma das conclusões do estudo anual The Face of the Web, da empresa de pesquisas Ipsos Insight . No Japão, 4 de cada 10 adultos já navegam na internet pelo celular, mas, no mundo, apenas 28% dos donos de telefones móveis têm acesso à internet pelo portátil. Em 2004, eram 25%.

Por outro lado, é cada vez mais intensa a penetração dos celulares na população. O número chega a 90% na Coréia do Sul, no Japão e nas áreas urbanas da China, a 80% na Europa e a 75% nos EUA. Logo abaixo vem o Brasil, com 73%, à frente do Canadá, com 61%. Entre os países com mais usuários de celular que acessam a internet, o Brasil está à frente da Rússia e da Índia, com 8%. O campeão é o Japão.

As mensagens de texto estão entre os serviços mais populares, usadas por 52% dos donos de celulares, enquanto o envio de e-mails é praticado por 37%. Segundo o relatório, houve aumento nas transações financeiras, nas transmissão de imagens e nos downloads via celulares.

Leia mais
  • Publicitários esperam pela interatividade da TV digital
  • Conversor do modelo japonês da TV digital é o mais caro, diz CPqD

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre transmissão digital
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página