Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/05/2006 - 14h29

Gravadoras cedem e Apple ganha disputa sobre preços

Publicidade

da Folha Online

A Apple anunciou hoje ter renovado o contrato com quatro grandes gravadoras e, com isso, poderá continuar oferecendo músicas destas empresas na loja virtual iTunes. A parceria estava abalada com a pressão das gravadoras, que queriam uma variação no preço dos arquivos musicais vendidos on-line.

Os contratos foram renovados com Universal, Sony BMG, EMI e Warner Music. Com exceção da Universal, todas pediam revisão na política de cobrança, para maximizar o lucro dos artistas. Estes representantes da indústria fonográfica defendiam a variação dos preços --desta forma, o arquivo de um cantor bastante popular poderia ser mais caro, por exemplo.

O diretor-executivo da Apple, Steve Jobs, disse é necessário manter um único preço para todos os arquivos --US$ 0,99 nos EUA-- para conquistar os internautas. 'Se os preços aumentarem, os consumidores vão optar pela pirataria. Desta forma, todos sairão perdendo', afirmou.

Segundo a agência de notícias Reuters, a Apple mostrou ter mais força que as gravadoras, durante as negociações, por conta da popularidade do toca-MP3 iPod. Procuradas pela Reuters, as gravadoras não quiseram comentar o caso.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Preço do iPod deve cair, diz executivo da Apple
  • Soft limita volume de iPod e previne problemas auditivos

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre tocadores digitais
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página