Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/06/2006 - 12h44

Praga virtual se espalha entre usuários de e-mail do Yahoo!

Publicidade

da Folha Online

Empresas de segurança alertam para uma nova praga virtual que se espalha pela internet atacando usuários do webmail do Yahoo!. O código malicioso foi classificado pela Symantec como uma ameaça nível dois, em uma escala que vai até cinco (sendo cinco o mais severo).

Segundo esta organização, o JS.Yamanner se auto-envia para a lista de contatos quando o internauta abre uma mensagem infectada. Por explorar uma falha do Yahoo!, o código malicioso só afeta endereços terminados em "@yahoo.com" ou "@yahoogroups.com". A extensão "@yahoo.com.br" está fora do alvo do ataque.

"Escrito em JavaScript, o JS.Yamanner explora uma vulnerabilidade que permite a execução, no navegador do usuário, dos scripts embutidos nos e-mails HTML. Por questões de segurança, esses scripts normalmente são bloqueados pelo Yahoo! Mail", diz um comunicado da Symantec.

Os usuários não precisam clicar em qualquer link ou baixar arquivos para viabilizar a infecção; basta abrir a mensagem para que o código se espalhe entre os contatos da lista. Geralmente enviado por "av3@yahoo.com", a praga chega em um e-mail com assunto "New Graphic Site" e apresenta a frase "this is test" no corpo da mensagem.

Nesta segunda-feira, o Yahoo! afirmou que a praga atingiu apenas "uma pequena fração" das cerca de 200 milhões contas de e-mail. A empresa de internet afirma "já ter tomado medidas para proteger os usuários" e aconselha a atualização de programas de segurança.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Falso e-mail da PF acusa internautas de pedofilia
  • Microsoft lança antivírus próprio; iniciativa chacoalha mercado

    Especial
  • Leia mais no especial sobre crimes virtuais
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página