Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/06/2006 - 13h25

MySpace faz mudanças para aumentar segurança de jovens

Publicidade

da Folha Online

O site de relacionamentos MySpace, bastante popular nos Estados Unidos, planeja fazer alterações na maneira como funciona para minimizar problemas de segurança envolvendo adolescentes que colocam informações no site. No Brasil, os usuários do Orkut têm preocupações parecidas.

Entre as mudanças previstas para esta semana estão restrições para entrar na lista de contatos dos jovens. Desta forma, internautas maiores de 18 anos só poderão "ser amigos" de usuários com 14 ou 15 anos caso possuam seus endereços de e-mail ou nomes completos. As pessoas com mais de 16 anos não entram neste sistema de "proteção".

Mesmo aceitos pelos jovens, os maiores de idade não verão todas as suas informações; saberão apenas sexo, idade e cidade onde vivem os menores. Hoje em dia, assim que é aceito, os maiores podem ver tudo aquilo que pessoas com 14 e 15 anos divulgam em suas páginas.

A agência de notícias Associated Press, que divulgou as alterações, lembra que não há como checar se as informações disponibilizadas no site são verdadeiras. Desta forma, um adulto pode dizer que tem 14 anos e acessar dados de pessoas com esta idade, adicionadas em sua lista de contatos.

O MySpace tem cerca de 87 milhões de usuários cadastrados, sendo que 25% deles são menores de idade. Recentemente, policiais dos EUA passaram a investigar diversos casos em que jovens teriam sido aliciados por participantes deste site. Desta forma, a página tornou-se alvo de pais, escolas e autoridades.

Leia mais
  • EUA investigam uso de blogs para aliciar menores
  • Site de relacionamentos divulga alerta sobre pedofilia
  • Adolescentes se arriscam na web, dizem autoridades
  • Ministério Público pede inquéritos policiais contra Google

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre sites de relacionamento
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página