Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/06/2006 - 10h42

Mensageiros são porta de entrada de ameaças virtuais

Publicidade

MARIANA BARROS
da Folha de S.Paulo

Ao abrir as portas do computador para o mundo, os mensageiros também acabam se tornando portão de entrada de ameaças. Na semana passada, o MSN Messenger foi vítima de uma nova praga, BlackAngel.B, que envia pelo comunicador as mensagens "jaja look a that fantasma.zip" ou "mira este video fantasma.zip jaja", segundo informou a Panda Software. O vírus também desabilita softs de segurança do micro.

De acordo com uma pesquisa da IMLogic, pertencente à Symantec, nos primeiros quatro meses deste ano os ataques via comunicadores cresceram 250%. A empresa registrou 75 tipos de ameaça, algumas delas relacionadas a roubo de informações pessoais.

Proteção

Para se proteger, o usuário de comunicador instantâneo deve manter o programa sempre atualizado, sem nunca fazer downloads de sites desconhecidos. Uma lista com as pragas que se manifestam por comunicadores pode ser encontrada em www.imlogic.com/im_threat_center/index.asp.

Especialistas acreditam que ataques por mensageiros devam continuar crescendo, pois esses programas estão a cada dia mais presentes no cotidiano dos internautas.

Já a revista "Business Week" afirmou, em reportagem publicada em 13 de junho, que o próximo vilão da rede será a VoIP, tecnologia que deve terminar o ano com 47,3 milhões de usuários, segundo a Infonetics Research. Em vez de receber anúncios indesejados por escrito, o usuário passará a recebê-los via voz.

Leia mais
  • MSN Messenger envia torpedos para telefone celular
  • Webcam adiciona efeitos especiais à conversa on-line

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre comunicadores instantâneos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página