Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/07/2006 - 13h25

Coréia do Sul e Japão lideram Índice de Oportunidade Digital

Publicidade

da Folha Online

Coréia do Sul, Japão, Dinamarca e Islândia são os países que apresentam maior Índice de Oportunidade Digital, segundo informações divulgadas nesta quarta-feira pela ONU. Neste ranking com 180 países, o Brasil aparece em 71º lugar, segundo a agência de notícias France Presse.

Por continentes, a Europa fica em primeiro, seguida pelas Américas, Ásia, Oceania e África. As informações têm como base este índice elaborado pela UIT (União Internacional de Telecomunicações) e Unctad (Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento), entre outras organizações.

Composto por 11 critérios técnicos, econômicos e sociais, o índice mede a facilidade de acesso dos cidadãos de cada país às tecnologias da informação, além de como os habitantes aproveitam as oportunidades de desenvolvimento oferecidas.

A France Presse afirma que o Brasil aparece entre os países emergentes e ganha destaque pela maneira como fortaleceu seus três pilares: oportunidade, infra-estrutura e uso da tecnologia. "Desta forma, o país contribui para o desenvolvimento da sociedade da informação", diz o relatório.

Na Europa e América do Norte, cerca de 31% da população utilizam a internet, contra 2,6% na áfrica. A média mundial fica em 13,7%. O documento afirma que a banda larga já está disponível em 166 dos 180 países pesquisados, sendo que o preço de uso desta tecnologia caiu 20% em dois anos.

Além disso, cerca de 3,3 bilhões de pessoas são usuárias de telefones celulares (cerca de 50,77% da população mundial). Já a média mundial de computadores chegou a 12,26 máquinas para cada cem habitantes.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Erramos: Coréia do Sul e Japão lideram Índice de Oportunidade Digital
  • Operadoras de banda larga obtêm vitória importante nos EUA
  • Internet rápida cresce no Brasil; exclusão digital ainda é barreira

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre banda larga
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página