Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/08/2006 - 16h39

Google e eBay chegam a acordo sobre distribuição de publicidade

Publicidade

da Efe, em Washington

O Google se tornou o fornecedor exclusivo de anúncios de texto para as páginas da internet do eBay situadas fora dos Estados Unidos, anunciaram nesta segunda-feira as duas empresas. Em maio, o eBay chegou a um acordo semelhante, mas para suas páginas americanas com o Yahoo.

O acordo anunciado hoje inclui a troca entre o Google e o eBay de uma nova forma de publicidade na internet chamada "click to call", que permite aos anunciantes se comunicar diretamente com seus potenciais clientes por meio de sistemas de telefonia pela internet.

O sistema permitirá ao usuário ativar um link ou ícone que houver em um produto ou publicidade para iniciar uma conversa e entrar em contato com usuários do eBay ou anunciantes do Google diretamente a partir dos sites de cada companhia, usando o Skype ou o Google Talk.

O eBay, maior página de leilões da internet, é o proprietário do Skype, um dos programas de telefonia pela rede mais populares. O maior site de buscas do mundo desenvolveu sua própria versão, o Google Talk.

Meg Whitman, presidente e conselheira delegada do eBay, expressou em comunicado sua satisfação por explorar com o Google "novas oportunidades de mercado, como a publicidade 'click to call', que beneficiará ambas as comunidades de usuários."

Eric Schmidt, conselheiro delegado do Google, disse que "ao trabalhar juntos para promover a funcionalidade 'click to call' através do Google Talk e do Skype, ofereceremos aos anunciantes uma forma inovadora para ligar para entrar em contato com clientes."

Especialistas disseram que o eBay está buscando novas formas de receita diante da queda de lucro do ano passado, devido à crescente concorrência de novas casas de leilões pela internet.

O Google também está buscando, nos últimos meses, ampliar suas formas de geração de receita, e recentemente anunciou o início de testes de vídeos comerciais em páginas da internet.

No domingo, a Google anunciou sua entrada no setor dos programas, de produção com a criação de um conjunto de aplicações de e-mail, agenda e comunicações baseadas na internet.

O Google e o eBay começarão a testar os anúncios de textos e os do tipo 'click to call' no início de 2007.

O acordo também poderia resultar na compatibilidade do Skype e do Google Talk, de modo que os usuários de um poderiam conversar com os do outro sistema.

Leia mais
  • Google aconselha emissoras a guardarem conteúdo exclusivo para a TV

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Google
  • Leia o que já foi publicado sobre o eBay
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página