Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/09/2006 - 08h47

Nostálgicos tentam manter ICQ vivo na internet

Publicidade

da Folha Online

No final dos anos 90 ostentar um UIN (Universal Internet Number) estava para a internet o que um número de RG significava no mundo real. Hoje, com uma década de idade, o programa de comunicação instantânea ICQ só abriga os nostálgicos da web.

A febre do programa atingiu seu auge no final dos anos 90. Com o suporte ficando cada vez mais pesado e cheio de propagandas, os usuários migraram para o MSN Messenger. Ajudou também o sistema operacional da Microsoft ter colocado o Windows Messenger no computador de seus usuários.

Reprodução
Com mais de 17 mil membros, a comunidade "Saudades do ICQ" no Orkut é um foco de resistência. "Com certeza o ICQ é muito pesado e as propagandas atrapalham bastante, mas eu continuo usando pra falar com algumas poucas pessoas", diz uma internauta no fórum.

A conversa preferida dos que apreciam o "bom e velho ICQ" é criticar o MSN Messenger e lembrar dos tempos de glória do suporte. Há quem abra o programa só para ouvir o simpático som do alerta de mensagens.

Ainda hoje "proto-MSN Messenger" possui qualidades exclusivas. Seu carrasco não apresenta, por exemplo, busca de internautas por interesses comuns. Também não permite o envio de mensagens múltiplas --apenas chat. Só recentemente o MSN incluiu em seu serviço o envio de recados para usuários que estão desligados, mas é bem menos prático que o suporte do ICQ.

O ICQ não divulga o número de usuários atuais, mas garante que 400 milhões mensagens instantâneas são trocadas por seu programa diariamente. Disponível em 18 linguagens, o ICQ está em sua versão 5.1 e também possui um suporte para uso sem instalação ("ICQ 2Go!")

Apesar de parecer uma sigla e ser chamado no Brasil de "icequê", o nome do software é um trocadilho com a pronúncia de suas letras em inglês. Significa "I Seek You" --ou "Eu Procuro você", traduzido para o português.

O programa foi lançado em 1996 pela empresa israelense Mirabilis, fundada por quatro jovens. Quando já atingia centenas de milhares de usuários, o ICQ foi vendido para a gigante AOL (America Online). Percebendo que seu AIM (AOL Instant Messenger) não conseguiria ultrapassar a fama do ICQ, a empresa decidiu incorporá-lo.

Leia mais
  • Bebê mais famoso da internet completa 10 anos

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o ICQ
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página