Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/11/2006 - 09h50

Terapeutas analisam efeitos do mundo virtual em comportamento de internautas

Publicidade

JULIANO BARRETO
da Folha de S.Paulo

Para que se render à realidade, quando é possível dar asas à imaginação e mudar de nome, de altura, de condição social e até de planeta? Investir em um outro eu --um alter ego-- é uma prática antiga, que encontrou na internet campo vasto para se espalhar.

No Orkut, em um jogo ou em salas de bate-papo, a rede mundial propicia anonimato, sensação de irresponsabilidade e liberdade para criar relações com pessoas que podem, a rigor, falar tantas verdades quanto você quiser.

Com a abertura das portas de um mundo de tantas possibilidades, muitas pessoas perdem o controle, extravasam suas tendências violentas ou fogem das frustrações em intermináveis horas de navegação.

Para tratar de dilemas como esses, hoje e amanhã, em São Paulo, um time de especialistas participa do Seminário Brasileiro de Psicologia e Informática, o PsicoInfo (www.pol.org.br/psicoinfo). Eles mergulharam na internet para descobrir o resultado do cruzamento da rede mundial com a imprevisibilidade do comportamento humano. A edição de hoje da Folha trouxe alguns achados de suas pesquisas.

Leia mais
  • Jovem tarda a reconhecer uso excessivo da internet
  • Orkut é o paraíso da enganação virtual

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre psicologia e internet
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página