Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/11/2006 - 19h40

Decodificador de R$ 999 personaliza programação de TV por assinatura

Publicidade

FERNANDA CRANCIANINOV
da Folha Online

Os assinantes de TV no Brasil ainda não têm à sua disposição um recurso semelhante ao TiVoCast, lançado nos EUA, que permite gravar o conteúdo de emissoras de televisão oferecido em seus sites na internet. Mas, empresas de TV por assinatura no país já oferecem um serviço que grava a programação da televisão em uma espécie de decodificador ("decoder"), vendido pelas próprias companhias.

A TVA e a Sky têm à disposição de seus assinantes o TVA DVR (Digital Video Recorder) e o Sky + ("Sky Mais"), respectivamente. A Net ainda não oferece o dispositivo, mas promete lançamento para o ano que vem.

O aparelho, disponível aos assinantes por R$ 999, grava a programação em um HD de 80 GB, garantindo, em média, o arquivamento de 55 horas de programação. O usuário pode agrupar os vídeos como quiser --em pastas com título original, diretor ou data de exibição. Assim, o aparelho permite a criação de uma espécie de "videoteca".

Mas, com capacidade limitada, o principal intuito do decodificador é oferecer a possibilidade de personalizar a programação conforme a vontade --e os horários-- de cada assinante. Ao utilizar toda memória do aparelho, o usuário é obrigado a deletar alguns de seus programas armazenados --ou a comprar outro HD.

Ambos os aparelhos não permitem que o programa, ao ser exibido na televisão, seja gravado em DVD. É possível fazer uma cópia usando um videocassete, mas com qualidade comprometida.

As empresas não divulgaram o número de decodificadores em uso no mercado.

Leia mais
  • Nos EUA, computador capta sinal de TV digital
  • Gravador em TV de alta-definição pausa programação ao vivo
  • Gravador digital seleciona programas via Yahoo! TV
  • Polivalente, micro tem função de gravador de vídeo digital

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o TiVo

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página