Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/12/2006 - 14h46

Operação da PF prende quadrilha envolvida em crimes na internet

Publicidade

da Folha Online

A Polícia Federal iniciou nesta manhã a "Operação Ctrl+Alt+Del" com o intuito de prender uma quadrilha envolvida com roubo de senhas bancárias na internet.

A PF cumpre mandados de prisão e de busca e apreensão nos Estados do Pará, Maranhão, Piauí, Goiás e São Paulo. Ao todo, 215 policiais federais participam desta ação.

Os integrantes da quadrilha utilizavam a técnica de "phishing" (golpe no qual estelionatários enviam e-mails falsos para roubar dados) para roubar a senha de usuários de bancos on-line. Eles enviam uma série de e-mails (spams) que simulam mensagens de órgãos federais e de bancos induzindo o acesso pelos usuários de sites falsos --onde são capturados dados bancários, como números de contas e senhas.

Os responsáveis serão indiciados pelos crimes de furto mediante fraude, formação de quadrilha, violação de sigilo bancário, interceptação telemática ilegal e lavagem de dinheiro.

Estão em curso outras três operações que atingem pelo menos seis Estados e o Distrito Federal. No total, são mais de 500 homens mobilizados.

Em Rondônia, 160 policiais estão na região da fronteira com a Bolívia em busca de uma quadrilha que cometia crimes contra o ambiente. Em São Luís o alvo da "Operação Sentença" são fraudadores. No Distrito Federal, a meta é atingir carvoarias que cometiam crimes ambientais.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre phishing
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página