Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/02/2007 - 09h13

Cineasta e Yahoo! lançam site na luta contra aquecimento global

Publicidade

da France Presse, em San Jose

O site Yahoo! e o produtor do documentário "Uma Verdade Inconveniente" lançaram um site na quinta-feira dedicado a estimular os consumidores norte-americanos a combater o aquecimento global trocando o tipo de lâmpadas que usam em casa.

Lawrence Bender e autoridades americanas se uniram ao Yahoo! no Museu da Inovação Tecnológica na cidade de San José, no Vale do Silício, para anunciar o "18Seconds movement" e apresentar o site http://www.18seconds.org.

O site se dedica a calcular a velocidade em que as cidades fazem a troca de lâmpadas incandescentes, altas consumidoras de energia, para as econômicas e duráveis lâmpadas fluorescentes. O nome do movimento foi inspirado no tempo médio que uma pessoa leva para trocar uma lâmpada incandescente por outra fluorescente.

Segundo o Yahoo!, a quantidade de eletricidade economizada com o uso das lâmpadas fluorescentes de 13 watts ao invés das convencionais de 60 watts se traduz na redução de 450 libras (204 kg) de gases-estufa emitidos por uma usina elétrica que gera energia com a queima de carvão.

"Este movimento se trata de dar poder ao indivíduo, de dizer a cada pessoa na América que com um passo simples somos capazes de nos tornar um movimento que, literalmente, mudará o mundo", disse Bender, produtor do documentário indicado ao Oscar, estrelado pelo ex-vice-presidente americano Al Gore.

"Eu acredito que a lâmpada fluorescente é o cavalo de Tróia na mente do público. Quando fazemos com que as pessoas se sintam bem por fazer a diferença, economizando dinheiro ao mesmo tempo, elas começam a pensar no que mais podem fazer", acrescentou.

Leia mais
  • Pressão no relatório sobre mudança climática foi "zero", diz sua líder
  • "O Atlas da Água" mapeia recurso mais precioso do planeta
  • Entenda a importância e as conseqüências do mau uso da água
  • Temperatura do planeta aumentará até 4ºC até 2100, diz ONU

    Especial
  • Confira mais no livro "O Aquecimento Global"
  • Leia o que já foi publicado sobre mudanças climáticas
  • Leia o que já foi publicado sobre a emissão de gases
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página