Publicidade
Publicidade
24/04/2007
-
07h22
DIÓGENES MUNIZ
da Folha Online
A rede social Tagged, registrada na web desde 2004, não possui novidades ou atrativos. O site é uma mistura mal-acabada de Orkut com MySpace --os dois mais populares neste ramo de relacionamentos virtuais. A história da web passaria por cima do Tagged sem dar conta de sua existência, não fosse um fenômeno que faz o site crescer e ganhar usuários em progressão geométrica desde o final de 2006.
O segredo do sucesso? O Tagged é uma praga virtual. Sua expansão vertiginosa se dá por meio de um poderoso e incômodo instrumento de agregar usuários: o spam. (A tempo: spams são malas diretas virtuais que atazanam a vida de qualquer pessoa que tente organizar sua caixa de e-mails de modo decente. Os "spammers" disparam de propagandas --como o clássico "aumente seu pênis!"-- a vírus).
O spam do Tagged se fantasia de convite. "Fulano te adicionou como amigo. Fulano é seu amigo? Por favor responda ou Fulano vai pensar que você disse não", incita, em inglês. Quando o internauta decide entrar na comunidade, pede-se a senha de e-mail e autorização para que o sistema envie o mesmo convite apelativo a outras dezenas de pessoas --no caso, todos seus contatos. E assim por diante.
A ferramenta foi duramente criticada por blogs especializados. Já ganhou até o apelido de "spam 2.0". A aposta neste tipo de ação é feita pelo Tagged desde o segundo semestre de 2006. Um gráfico do percentual de cliques únicos ("page views) recebidos pelo site revela que sua audiência cresceu mais de 800% com essa prática.
Outras redes de amigos também usam convites para atrair usuários, mas em nenhum dos casos a prática de spam é escancarada. Para piorar, nada disso é citado nos termos de uso do produto, tampouco na seção reservada à política de privacidade.
Apesar de empregar um modo invasivo de convidar usuários, o site ainda poderia se redimir ao oferecer um bom serviço. Não é o caso. Abarrotado de publicidade e insuportavelmente lento, o Tagged é uma perda de tempo. Como qualquer spam.
Leia mais
Vírus "emos" exploram carência do internauta para infectar PCs
Garotas de programa usam iPod Vídeo para arranjar clientes
Golpe virtual promete BBB nua via e-mail
Papa Bento 16 terá clausura com internet sem fio em SP
Orkut lança álbum de vídeos com YouTube e "scrap" por celular
Filho de Cid Ferreira lança site evangélico de relacionamentos de R$ 880 mil
Especial
Leia o que já foi publicado sobre sites de relacionamentos
Rede de relacionamento Tagged cresce como uma praga
Publicidade
da Folha Online
A rede social Tagged, registrada na web desde 2004, não possui novidades ou atrativos. O site é uma mistura mal-acabada de Orkut com MySpace --os dois mais populares neste ramo de relacionamentos virtuais. A história da web passaria por cima do Tagged sem dar conta de sua existência, não fosse um fenômeno que faz o site crescer e ganhar usuários em progressão geométrica desde o final de 2006.
O segredo do sucesso? O Tagged é uma praga virtual. Sua expansão vertiginosa se dá por meio de um poderoso e incômodo instrumento de agregar usuários: o spam. (A tempo: spams são malas diretas virtuais que atazanam a vida de qualquer pessoa que tente organizar sua caixa de e-mails de modo decente. Os "spammers" disparam de propagandas --como o clássico "aumente seu pênis!"-- a vírus).
Reprodução |
O spam do Tagged se fantasia de convite. "Fulano te adicionou como amigo. Fulano é seu amigo? Por favor responda ou Fulano vai pensar que você disse não", incita, em inglês. Quando o internauta decide entrar na comunidade, pede-se a senha de e-mail e autorização para que o sistema envie o mesmo convite apelativo a outras dezenas de pessoas --no caso, todos seus contatos. E assim por diante.
A ferramenta foi duramente criticada por blogs especializados. Já ganhou até o apelido de "spam 2.0". A aposta neste tipo de ação é feita pelo Tagged desde o segundo semestre de 2006. Um gráfico do percentual de cliques únicos ("page views) recebidos pelo site revela que sua audiência cresceu mais de 800% com essa prática.
Reprodução |
Outras redes de amigos também usam convites para atrair usuários, mas em nenhum dos casos a prática de spam é escancarada. Para piorar, nada disso é citado nos termos de uso do produto, tampouco na seção reservada à política de privacidade.
Apesar de empregar um modo invasivo de convidar usuários, o site ainda poderia se redimir ao oferecer um bom serviço. Não é o caso. Abarrotado de publicidade e insuportavelmente lento, o Tagged é uma perda de tempo. Como qualquer spam.
Leia mais
Especial
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Novo acelerador de partículas brasileiro deve ficar pronto até 2018
- Robôs que fazem sexo ficam mais reais e até já respondem a carícias
- Maratona hacker da ONU premia app que conecta médico a pacientes do SUS
- Confira lista de feeds do site da Folha
- Facebook e Google colaboram para combater notícias falsas na França
+ Comentadas