Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/05/2007 - 10h31

Laptop da Positivo tem acabamento caprichado e bateria fraca

Publicidade

JULIANO BARRETO
da Folha de S.Paulo

Em uma disputa tão acirrada, como é a das fabricantes dos notebooks de R$ 1.999, qualquer detalhe pode ser um diferencial importante. E o Positivo Mobile V43 (www.positivo.com.br) tem uma série de agrados para tentar conquistar o consumidor.

Filipe Redondo/Folha Imagem
Notebook Positivo Mobile modelo V43
Notebook Positivo Mobile modelo V43

Parece até que o modelo custa menos do que deveria. Ser mais leve que os rivais e trazer um leitor de cartões de memória serve como diferencial para a sua configuração, que é bem semelhante à dos rivais: 512 Mbytes de memória, disco rígido de 40 Gbytes e processador de 1,73 GHz.

O segredo para o Mobile V43 ser mais esbelto é a tela retangular de 14 polegadas, que é bastante razoável para o uso cotidiano, embora seja um pouco menor do que as de outros concorrentes (de 15,4 polegadas).

Também merecem elogios os manuais e a documentação on-line do aparelho, que possui um guia para a primeira conexão discada. Algo desejável para quem viaja para lugares sem Wi-Fi.

Boas intenções

Apesar de prometer a compatibilidade com os softwares do futuro, trazer o Vista na versão Starter Edition é mais uma preocupação do que um atrativo.

A versão básica do Vista limita o potencial do notebook: só permite a abertura de quatro programas por vez. Além disso, o sistema é mais pesado que o XP e que o Linux, fazendo com que o Mobile V43 demore mais para ser iniciado do que seus concorrentes --que têm praticamente o mesmo hardware.

Energia

Nas marcações de duração de bateria realizadas pela reportagem, o Positivo Mobile V43 teve desempenho fraco.

Normalmente, os notebooks prometem funcionar cerca de duas horas (120 min.), mas suportam menos de 105 minutos de uso intenso. A autonomia diminui dependendo das tarefas executadas. Acessar a internet sem fio e gravar CDs, por exemplo, representam gastos maiores do que a edição de planilhas.

A bateria do Mobile V43 suportou apenas 87 minutos quando o notebook foi usado intensamente nos testes.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página