Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/10/2007 - 08h25

Imagens de satélite exibem violência em Mianmar

Publicidade

da Reuters, em Washington

Imagens feitas por satélite e divulgadas nos últimos dias mostram vilarejos incendiados e deslocamentos forçados em Mianmar.

Reuters
Imagem do topo mostra vilarejo antes de deslocamento em Mianmar
Imagem do topo mostra vilarejo antes de deslocamento em Mianmar

A Associação Americana pelo Avanço da Ciência informou que fotos em alta resolução feitas por satélites comerciais documentam o aumento da presença militar em 25 pontos no leste de Mianmar, o que é compatível com os relatos de testemunhas.

"Encontramos evidências sobre 18 vilarejos que praticamente desapareceram", disse Lars Bromley, da associação. "Recebemos informações no fim de abril de que um grupo de vilarejos no Estado de Karen tinha sido incendiado. Conseguimos identificar marcas dos incêndios no chão --quadradas, do tamanho de casas".

Mianmar, ex-Birmânia, passa pela pior onda de protestos desde uma revolta em 1988, que matou 3 mil. As manifestações são contra o governo militar, que domina o país há mais de quatro décadas.

Além dos vilarejos dizimados, a equipe também encontrou provas de realocação forçada --em que um grupo de pessoas é levado para áreas mais remotas e obrigada a construir casas em locais sob o controle do governo militar.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página