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01/10/2007 - 14h53

Sony revela TV com tela de 3 milímetros de espessura

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da Reuters, em Tóquio

A Sony anunciou hoje (1º) que vai lançar em dezembro um aparelho de TV ultrafino com tela de três milímetros de espessura. O televisor será o primeiro do mundo baseado na tecnologia OLED (diodo orgânico emissor de luz) e seu lançamento é uma tentativa da companhia em lutar num mercado de US$ 82 bilhões.

Kim Kyung-Hoon/Reuters
Sony revelou um aparelho com tela de 3 milímetros de espessura e tela de 11 polegadas
Sony revelou um aparelho com tela de 3 milímetros de espessura e tela de 11 polegadas

Os painéis OLED têm alta eficiência no consumo de energia e permitem a produção de televisores finos e leves. As imagens que oferecem são nítidas e um dos pontos fortes da tecnologia está na exibição de imagens em movimento rápido, o que a torna especialmente adaptada a eventos esportivos e filmes de ação. Mas o tamanho vem se provando uma limitação, até o momento.

A Sony, segunda maior fabricante de televisores com telas de cristal líquido (LCD), atrás apenas da Samsung Electronics, espera que o televisor OLED de 11 polegadas seja vendido por cerca de US$ 1.700, preço de varejo quase tão alto quanto o de alguns de seus modelos LCD de 40 polegadas.

Atualmente, produzir telas maiores é tecnologicamente difícil, o que limita o apelo de uma tecnologia de telas de próxima geração que, sob outros aspectos, parece muito promissora.

A Matsushita Electric Industrial está oferecendo TVs de plasma com telas de 103 polegadas, enquanto o terreno de batalha entre os fabricantes de aparelhos LCD está migrando das 30 para mais de 40 polegadas. Uma tela de 11 polegadas é menor do que uma folha de papel comum usada em escritórios.

A nova TV OLED começará a ser vendida no Japão em dezembro, enquanto o lançamento no exterior ainda não tem data definida. O aparelho tem vida útil de cerca de 30 mil horas de uso, aproximadamente metade do tempo das TVs LCD da Sony.

Prova de fogo

Oferecer um produto inovador como forma de promover sua marca é importante para a Sony, cuja posição de liderança no mercado de players portáteis de música foi há muito perdida para o iPod, da Apple.

O grupo também vem enfrentando dificuldades no mercado de videogames, que dominou por uma década a partir da metade dos anos de 1990, com o console PlayStation 3 apresentando larga desvantagem de vendas em relação ao Nintendo Wii.

 

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